segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Egoísmo




O que acontece é que fazemos tudo pelos outros, sejam amigos, família, até estranho ou mesmo por alguém com quem mantemos um relacionamento. Fazemos o que gostávamos que fizessem por nós, é facto que esta é a melhor atitude que se deve ter, mas segundo o raciocínio deste modo estamos sempre a espera do retorno e o mal está nisso.
Acontece que quando falo em egoísmo não é deste tipo de egoísmo. As vezes, é bom sermos egoístas, fazermos as coisas por nossa espontânea vontade e não pelo facto de alguém nos ter pedido, ou para fazer alguém feliz. Quando somos egoístas ao ponto de fazermos aquilo que gostamos de fazer sem nenhuma obrigação, fazemos as coisas de coração e este egoísmo é bom em vários sentidos, uma deles é não estar constantemente a cobrar aos outros o tal retorno, é sermos nos mesmos, e é de certo modo ter atitude. Egoísmo não é mau, como muitos dizem, ser egoísta as vezes é ter tempo para nós mesmos sem ter de se preocupar com que os outros dizem ou venham a dizer de nossas atitudes.  Por outro lado  quando é esperado uma reacção ou uma resposta da outra parte poderá se tornar frustrante, e dar origens a conflitos, isto porque esperamos uma resposta e se esta não for a esperada a situação agravasse ainda mais,  cresce a revolta e tempos depois ainda há aquela situação de ser-nos rudes e jogar-mos a cara dessa pessoa que fizemos isto e aquilo e não nos foi retribuído de igual modo.

Por pensar diste forma digo a todos vocês que ….

Quando aprenderem a ser egoístas, saberão que tudo o que fizerem, será de coração e espontâneo e não algo calculista para satisfazer o outro, dando deste modo uma ideia errada da sua natureza. Enfim… Continuando, isto não significa que muitas vezes não tenhamos de ser flexíveis, por vezes é bom ser, mas lembra-te faz isso por ti mesmo e nunca por ninguém. Serás uma pessoa mais feliz e tudo.

Conclusão de tudo isto e seus benefícios….

Quando começamos a pensar desta maneira, as coisas ficam muito mais simples, não corremos os riscos expostos anteriormente, não esperamos nada de ninguém, a não ser que as pessoas sejam elas mesmas. É Ingrato ouvir que nunca fizemos isto e aquilo por alguém...ou “eu fiz tudo por ti”.

Quem diz isto é o egoísta que faz as coisas a espera de algo em troca e sua frustração leva-o a um dia sentir necessidade de deitar esta frustração ca para fora. Na verdade andou a se fingir de um ser que não é a fazer coisas que não gostava.

Se formos honestos connosco mesmo e com aqueles que gostamos, aprendemos que todos os sentimentos e desejos devem sempre ser dosados, equilibrados, assim como o egoísmo, que ainda é visto como sendo uma característica negativa.

 Apesar de o egoísmo, a meu ver, ser dos piores sentimentos que podemos ter, neste caso, acredito que ele seja um mediador de nossos sentimentos.

Sabendo fazer as coisas, satisfazendo as pessoas de uma maneira que isso não agrida a ti mesmo, é a melhor maneira de não agredir a quem está ao teu lado, porque tu nunca cobrarás a ninguém por isto e poderás sempre ser tu mesmo, espontâneo e feliz.

Não faças nada por mim, faz por ti mesmo, e seremos ambos felizes.