quinta-feira, 14 de abril de 2011

Achas que és mais especial que eu?



Um dia alguém me abordou dizendo:

- Achas que és mais especial que eu?
Respondi: 
- Eu?! Não sei, talvez sim , talvez não !!

Claro que isto não é uma pergunta que se faça todos os dias e antes de a respondermos devemos ser o mais coerentes possíveis, devemos meditar sobre a questão e então depois apresentar uma resposta construtiva, e foi isso que eu tentei fazer.
Mas antes disso  acontecer foi surpreendida:
-Não sejas assim, lá estas tu a tentar complicar, tu sabes que não és!
-Sei?! Perguntei eu indignada com tal afirmação. Importas-te de me explicar o porque?
-Claro as pessoas não te conhecem, mas conhecem-me a mim.
Questionei-me: - Será que por ser uma figura conhecida lhe da esse direito?
Claro que não, mas tentei continuar seu raciocínio.
- As pessoas adoram-me, adoram o que eu faço e quem eu sou.
Mais uma vez eu questionei-me: - Será mesmo que ele tem razão no que diz? Será que estas pessoas o conhecem de verdade? Sabem seus medos, suas fraquezas, seus gostos? 
Então decidida a obter algumas respostas, apresentei uma outra questão:
- O que é para ti adorar?
- Adorar é gostar.
-Só isso? E o que é ser especial?
- Ser especial é ser adorado, ser conhecido, eu sou especial. Entendes?
- Sim eu entendo, só que não concordo. Sabes para mim adorar é uma forma de amar é admirar é ser um exemplo e se dar a conhecer pelo que se é de verdade. Também podem adorar o que se faz mas ai estão admirando nosso “trabalho” e não nossa essência. Não é a mesma coisa. È conhecido, é certo, há pessoas que adoram teu trabalho e te admiram por isso, adoram o que fazes. Mas isso não faz de ti, um ser mais especial ou mais adorado, que eu, ou com qualquer outra pessoa. 
Já pensaste que as pessoas que dizes te adorar, adoram é uma imagem, imagem que lhes foi transmitida e que nem sempre é a mais correcta? Já paraste para pensar que mal me conheces? Isso para ti é ser especial, é ser adorado por pessoas que nem nos conhecem, simplesmente “gostam” porque ou somos bonitos, ou somos famosos ou somos importantes, ou temos dinheiro ou temos tudo isto? Isso para mim tem outro nome.
Ser especial é não se dar… mas sim se doar, é se entregar, caminhar, é ser verdadeiro e puro, é ser único… isso é ser especial. Ser especial é também ser Humilde assumir seus erros e defeitos e dá-los a conhecer ao próximo.
Achas que por seres “reconhecido” que és mais especial? Desengana-te,  O sermos especiais não esta apenas no que fazemos e no quanto é divulgada a nossa imagem, mas sim naquilo que somos de verdade…. Tu podes te achar um ser Único e especial mas e os outros será que pensam do mesmo modo?

Ser especial é lutar pelo que se acredita…
É sonhar ao longo da vida
E com ela ir em busca de um amor
È viver acreditando no inexplicável

Ser especial é não saber o porque
E mesmo assim procurar respostas
É olhar as diferenças,
Mas mesmo assim, ver igualdade.

Ser especial e fazer com que impossível
Se torne em algo possível
É ter carácter e lealdade
È ir atrás da felicidade

Ser especial é também ter Sabedoria
È ter coração e alma pura
É ter Precaução
É ser Respeitoso 

Ser especial é tudo isto e muito mais, ao dizeres que és mais especial que eu, estas a dizer que és melhor pessoa. Agora eu pergunto, és melhor que eu, e em que?



domingo, 3 de abril de 2011

Sei que nada posso fazer!



Sei que nada posso fazer!
Posso tentar mas,
Será como se não tentasse.
Gosto do que faço.
Faço o que faço
Porque me convêm.

Sinto-me bem,
Fazendo o que faço,
E nada me detêm!
Sinto e gosto sentir,
Fazer o bem.
Bem o sinto,
Bem o faço,
Porque bem me sinto e bem me faz.

Não tenho que explicar,
Ou tentar decifrar.
Simplesmente,
Faço e gosto de fazer o bem
Porque o bem me faz a mim
Faço-o porque o faço.
Esse é o meu bem,
E nada me detêm!
Explicar?
Não há explicação!
Ajudo sem má intenção.

Lerika Goodies(9 de Junho, 2008)
















           







Solidão


Ela vem como um anjo, como uma menina inocente,
dá-me a confiança que ela me trará a alegria e a paz
que até hoje não havia descoberto.
Num certo momento, vi que tudo mudou.
Encontrei o que menos ansiava:
A Solidão.
A Solidão é …
em alguns momentos traz-me
a paz de estar só, mas em outros, traz-me
tremores e calafrios, quando me sinto hesitante,
sem ninguém para me ajudar.
O “anjo” vendou-me os olhos com uma faixa negra e
pôs-me em um quarto, onde as paredes são pálidas...
e faz-me inabilitada, transformando-me
numa pessoa fria e inútil.
Qual a forma de puder me livrar dela?
A única maneira de me livrar dela,
é apenas descruzar os braços e
arrancar com toda crueldade o que me escurece.
É ter coragem para enfrentar o obscuro.
Só assim conseguirei ver
que nas paredes, havia flores.
Lindas flores.
E que no outro lado daquela faixa negra,
o anjo tinha determinado que a felicidade só derivaria de mim,
só nasceria do meu amor.
Talvez o que falte aqui
 Seja ninguém para me proteger,
ou alguém que faça sentir segura.
٩(●̮̮̃̃)۶ Tudo Passa!!!
(Lígia Abreu)

sábado, 2 de abril de 2011

Género de Pensar


Pensamentos
Todos os dias dou por mim com mil e um pensamentos em minha cabeça. De manha, ou a tarde dependendo do da hora que acordo, já minha cabeça tem as ideias em funcionamento, muitas da vezes ainda estou na cama e já estou a pensar no que irei fazer, no que irei comer, vestir… o normal.
Já acordo a pensar, o mesmo deverá acontecer convosco, de certo!
Quando saio da cama em direcção ao WC, vou a pensar, enquanto tomo pequeno-almoço estou a pensar. Enfim, quantos pensamentos não nos passam pela cabeça enquanto preparamo-nos para mais um dia!? São tantos os assuntos que me passam pela cabeça, pensamentos de saudade, de tristeza de alegria, de trabalho, de lazer, pensamentos sobre muitas coisas e tudo acontece a velocidade de um clarão.  
Mas tenho de admitir que nem tudo são pensamentos positivos, nos seres humanos temos a tendência de dizer que devemos sempre ter pensamentos positivos mas a verdade é que num dia, cerca de metade dos nossos pensamentos são pensamentos negativo, pois é difícil quase como impossível evitar este tipo de pensamento. Há situações que nos acontecem que dificilmente conseguimos ter um pensamento positivo, é natural.
Mas sim concordo, e acredito que devemos sempre que possível evitar esse tipo de “espírito” porque ele influencia-nos de algum modo, é como se fosse um hímen, as coisas parecem que se tornam mais negra quando estamos embebidos em esses tipos de pensamentos ruins.
Vivemos de pensamentos e de emoções e do mesmo modo que nosso corpo é comandado pelas nossas emoções, também é pelo nosso pensamento. As vezes não pensamos desta maneira mas a verdade é que quando nosso pensamento é negativo, tudo a nossa volta se torna complicado, negro, por vezes abstracto. E acabamos por complicar as coisas, é como uma bola de neve quando mais voltas ela da, maior se torna.
Se pensarmos a maior parte das vezes positivamente mesmo que seja complicado, vemos as coisas com outros olhos o negro tornasse mais claro e o resultado é sempre melhor.
A negatividade nos consome por dentro, sem nos apercebermos disso, ela torna nossa vida num drama terrível e quando e quando entramos neste ciclo vicioso é muito difícil sair dele.
Nossa cabeça comanda nosso corpo mas temos um outro poder que consegue “competir” com nosso cérebro, falo do poder do coração. Podermos pensar com estes dois elementos fundamentais na nossa existência, um não sobrevive sem o outro, e no decorrer de nossas vidas devemos sempre saber quando e como usar cada um deles, e com isto podemos evitar os pensamentos negativos com mais facilidade.
Eu tento acordar sempre com um bom pensamento e quando isto não acontece… penso com o coração!



Procura tua felicidade não nos outros nem nos maus pensamentos, procura-a dentro de ti, sê feliz! 

Saiba que… Saiba que… Saiba que… Saiba que…

…foi em Novembro de 1930 que se suspenderam os pagamentos dos dois principais Bancos do Funchal, que controlavam 75 por cento das transacções comerciais da Madeira.
…foi no começo do ano de 1931 que se publicou o decreto 19.273 que dava o exclusivo da importação da farinha, na Madeira, a um consórcio de moageiros. Este diploma chamado”decreto da fome”ou “monopólio das farinhas” devastou a população do Funchal e deu origem ao envio das tropas do continente, bem como de um navio de guerra (“Vasco da Gama”).
…durante a “Revolução da Madeira” foram criadas duas Secretarias de Estado. À frente da de Economia Pública ficou o madeirense Pestana Júnior e à frente da do Comércio e Comunicações ficou outro madeirense Frazão Sardinha.
…o General Sousa Dias que assumiu a presidência da junta revolucionária da “Revolução da Madeira ”, tinha sido preso durante o consulado de Sidónio Pais, exonerado de Director da arma de Infantaria em 1926 e preso e deportado para a Madeira por ter Chefiado uma revolta militar, no Porto, em Fevereiro de 1927.

Saiba que… Saiba que… Saiba que… Saiba que…

… a estátua ao Sagrado Coração de Jesus que se encontra no Garajau, Caniço, foi inaugurada em 30 de Outubro de 1927. Foi mandada erigir por Ayres de Ornelas de Vasconcelos e sua mulher Maria de Jesus de Souza Holstein.
D. António Manuel Pereira Ribeiro, que nasceu em 1879 e morreu em 1957, foi Bispo do Funchal e governou e diocese durante 42 anos (1915-1957).
…durante a 3ª dinastia, houve na Madeira tropas espanholas. Em 1640, havia 4 companhias comandadas por D. Tomás Velazquez Sarmiento.
…em 1801, sob o comando de H. Clinton, desembarcaram na Madeira 3500 Militares Ingleses, que durante seis meses estiveram instaladdos no Colégio dos Jesuítas.
…entre Dezembro de 1807 e Março de 1814 a Madeira esteve entregue a Militares Ingleses, primeiro sob o comando de W. Beresford e depois Mead e finalmente de Gordon.
…as levadas da Madeira tiveram o seu começo em meados do século XV com o objectivo de regar as canas-de-açúcar.
…há levadas totalmente construídas por iniciativa própria e há levadas construídas por iniciativa da junta geral ou da Comissão dos Aproveitamentos Hidráulicos, que se chamou levadas do Estado.

Saiba que… Saiba que… Saiba que… Saiba que…

…a Madeira consome quatro a cinco milhões de litros de vinho oriundos do Continete.
…a cobertura da casa do calmo, tem de ser renovada cada cinco anos.
…o Infante Henriques terá mandado buscar os bacelos de vinha malvasia á Grécia e a planta da cana-de-açúcar á Sicília, para mandar plantar na Madeira.
…o conselheiro José silvestre Ribeiro, foi Governador Civil da Madeira entre 1846 e 1852. Todos os sectores da administração pública mereceram-lhe os maiores cuidados.
…o Sala Vermelha, do Palácio de S. Lourenço tem as suas paredes pintadas por Max Rommer, que igualmente pintou o tecto da Sala Verde com motivos da história da Madeira.
…o escritor Pedro dos Anjos Teixeira, viveu muitos anos da Madeira, sendo professor da academia de Música e Belas Artes da Madeira. Dos seus Trabalhos públicos na Madeira deve destacar-se: o Trabalhador, a Bordadeira, a Corsa, a Florista e Jaime Moniz.

Saiba que… Saiba que… Saiba que… Saiba que…

António Feliciano Castilho esteve durante um mês da Madeira acompanhando um seu irmão com doença Pulmonar.
…95% das propriedades agrícolas na Madeira têm menos de 1000m2.
…o jJardim Botânico foi fundado em 1960, tem uma área de 35mil metros quadrados e recebe mais de 160 mil visitantes por ano.
…a actividade do Turismo representa 20% do PIB da Região Autónoma da Madeira.
…a área de cultura da banana na madeira é estimada em 1700 hectares. Envolve mais de 8700 produtores e anualmente são colhidas mais de 50000 toneladas.

Saiba que… Saiba que… Saiba que… Saiba que…

…os Paços do Concelho do Funchal encontram-se instalados no palácio que foi do Conde de Carvalho.
…o pseudónimo Melos foi usado pelo Dr. João Lemos Gomes nas suas aguarelas, que tanto têm contribuído para um melhor conhecimento da Madeira.
…a famosa manteiga Burnay foi industrializada por Adolfo Burnay com uma fabrica de centrifugação, no Santo da Serra, em 1895.
…Salazar esteve na Madeira, entre 5 a 15 de Abril do ano 1925.
…o escritor A.Gomes Leal viveu na Madeira enquanto seu pai era funcionário da Alfândega do Funchal.

Saiba que… Saiba que… Saiba que… Saiba que…

…o Rei D.Carlos e a Rainha Dona Amélia vieram visitar durante quatro dias, a Madeira no mês de Abril de 1901.
…O comboio entre Pombal e o terreiro da Luta terminou as suas viagens em 1942.
 …A Escola Médica do Funchal funcionou entre 1837 e 1910. Concluíram o seu curso 270 Galunos.
…a escola de Artes e Oficinas foi obra do Padre Laurindo Pestana que nos últimos anos de vida a entregou á Congregação Saleziana.
…o Centro de Desenvolvimento de Fruticultura Subtropical (CDFS) foi inaugurado, em S. Martinho, em Abril de 1987.

Saiba que… Saiba que… Saiba que… Saiba que…


Gonçalo Aires Ferreira foi, segundo Gaspar frutuoso, o primeiro homem que na Ilha da Madeira, teve Filhos, tendo Chamado ao Primeiro ADÃO e á primeira EVA. Não se sabe o nome da mão, mas sabe-se que Gonçalo Aires era companheiro de Zarco.
…a Ilha da Madeira é 17 vezes maior que a Ilha do Porto Santo
…foi em 1992, que se publicou o primeiro Almanaque PEF, com a designação de Almanaque Regional.
…no Funchal há algumas artérias com nomes de animais: Pico Furão, Rua das aranhas, caminho Papagaio Verde, Rua Levada do Cavalo, Beco Coelho e Travessa Chão de Loba.
…O Funchal tem muitas artérias com nomes de plantas: Rua das Rosas, Rua Orquídea, Rua Louros, Rua Jasmineiro, Rua Figueira Preta, Rua do Til, Vereda do Cedro, Rua castanheiro, Beco Camélias, Beco Bananeira, vereda Alecrins, Caminho Babosas, Rua Alfarrobeira, Rua Álamos, Beco Pinheiro, Beco Pico Cardo e Travessa Pico Funcho.


A DOR DA TUA AUSENCIA





É dia escuro, silencioso...
Sinto tua falta...
Meus olhos percorrem o horizonte
Em busca da tua imagem, de Ti...
Meus ouvidos anseiam Por tuas palavras, soltas, meigas…
Meus olhos anseiam Por ver teu sorriso mais uma vez….
Embora meus olhos não te vejam,
cresce a vontade de estar contigo, Uma vontade de te abraçar...
Meu amigo…
Depois te abrasar demoradamente,
e de dizer:
Fica sempre connosco, Não vás embora!
Não nos deixes só...!A decepção se faz
A amargura é presente…O choro aperta
O dia amanhece
E com ele,
Chega a noticia de que partiste! E agora a água cristalina,
Que brota dos meus olhos
Apenas encontra conforto,
Nas mãos que tapam meu rosto,
Deixando-me Numa escuridão sombria e obtusa.
Meus pobres membros já rastejam,
Por meu corpo duro e vazio.
Meu cérebro atraiçoa-me
E fez-me reviver, Tempos que já não voltam. Estarás sempre, Em nossos corações…Adeus, meu grande amigo!