terça-feira, 25 de outubro de 2011

Solidão: Quantos tipos de solidão existe ?



Ontem em conversas com um amigo surgiu uma questão, falava-mos da solidão e ele pergunta-me que tipo de solidão eu sentia e eu num momento de impulso perguntei: Mas há muitos tipos?  Solidão para mim é solidão.

Contudo, hoje senti necessidade de escrever sobre o assunto.

Pronto depois de uma reflexão, cheguei a conclusão que  podemos agrupar dois grupos dentro deste tema, que seriam: a solidão real e a imaginativa. Como o próprio nome diz, na solidão real, a pessoa está efectivamente só vivendo deste modo isolada, longe dos que ama. Por outro lado na solidão imaginativa, a pessoa está rodeada de pessoas, mas mesmo assim sente-se só.  Por Exemplo: Certamente já vós aconteceu estarem numa festa e sentirem-se sozinhos, estão no meio da multidão e mesmo assim sentem-se sós. De estarem junto das seus familiares e amigos e mesmo assim sentirem um vazio. Pronto isso acontece muitas vezes comigo, muitas mais vezes que eu desejava, por muito alegre que seja o ambiente por muito amada que seja pela minha família sinto sempre um grande vazio, um aperto no coração, há uma solidão e uma tristeza que me domina profundamente.

Mas se formos a pensar podemos dizer que há um outro tipo de solidão, vou chamar de “Solidão a Dois”. E o que será este tipo de solidão?
Esta solidão é mais comum que aquilo que julgamos, é muito frequente nos casais de hoje que vivem muito para a profissão o sucesso da profissão, vivem muito sob rotinas e as vezes esquecem-se do outro e levam deste modo uma vida monótona. O casal, apesar de estar junto, ambos ou um deles se sente só, há um vazio, um tédio interminável, e vivem sofrendo é silencio até um dia que há a rotura, porque a vida é mesmo assim e o ser humano apesar de ser um ser extraordinário e resistente, muito mais que julgamos, acaba sempre por saturar.
Em contrapartida, há muitas pessoas que vivem sozinhas e no entanto, não sentem-se solitárias. Esta seria do tipo “ Solidão Voluntária”, onde estas pessoas vêem este tipo de solidão como sendo sinónimo de Liberdade, de Privacidade.

Agora eu pergunto, afinal qual a diferença entre uma pessoa que sente solidão e a que não sente? 

1 comentários:

Dário Rodrigues disse...

Interessante.

Não há diferenças entre uma pessoa que sente solidão, e a que não sente.

Enviar um comentário